A colocação de implantes dentários é o que há de mais avançado em terapias de reabilitação oral (reposição de dentes perdidos). A prótese dentária sobre implante geralmente se parece e atua como um dente natural, sendo em alguns casos muito difícil diferenciar o que é prótese e o que é dente natural.
O que são Implantes Dentários?
Trata-se de um pequeno parafuso de titânio que é introduzido cirurgicamente no osso, sobre o qual é confeccionada posteriormente uma prótese, seja ela de apenas um dente ou vários dentes.
Prótese unitária parafusada sobre implante

Prótese parcial parafusada sobre implantes

Prótese total parafusada sobre implantes

Como saber se eu posso realizar este tipo de tratamento?
Para um correto diagnóstico e planejamento de uma reabilitação sobre implantes, é necessária uma consulta presencial (você vir até a clinica), onde será realizada uma avaliação clinica, e também serão solicitados alguns exames radiográficos e laboratoriais.
Tomografia Computadorizada: Exemplo de exame radiográfico solicitado para avaliação de implantes. Neste tipo de exame, além de avaliar as medidas de tecido ósseo disponível, podemos simular virtualmente a instalação de um implante na área de interesse, obtendo uma maior previsibilidade do resultado desejado

Após a analise dos exames radiográficos, laboratoriais e estado de saúde geral, estabeleceremos a técnica e tipo de implante mais indicado para a sua situação clinica em especifico.
Como funciona a instalação de um implante?
A instalação de um Implante é um procedimento relativamente simples, feito sob anestesia local (após a analise dos exames laboratoriais, radiográficos e estabelecimento de um adequado plano de tratamento) e no próprio consultório.
Divide-se em duas Etapas:
Etapa 1 – FASE CIRÚRGICA - onde é instalado o implante (parafuso de titânio).

Etapa 2 – FASE PROTÉTICA – onde será confeccionada a prótese sobre implante (Dente);

O intervalo entre estas fases pode ser:
A – Carga imediata – quando não esperamos o implante cicatrizar e já instalamos a Prótese sobre implante imediatamente, na mesma consulta. (Esta opção tem uma indicação muito limitada, não podendo ser aplicada a todas as situações e reduzindo consideravelmente o índice de sucesso).
B – Carga Tardia – quando esperamos de 3 semanas a 6 semanas (IMPLANTES Straumann SLActive apenas!!) e 4 a 6 meses (demais implantes) , dependendo do tipo de implante utilizado, do local onde ele foi instalado (se em maxila ou mandíbula).
E quando são vários implantes instalados ao mesmo tempo? Em uma reabilitação total, existe alguma diferença na instalação?
Sim, em nossa clinica, nestes casos, além da anestesia local utilizamos o recurso de sedação endovenosa. Um médico anestesiologista coloca o paciente em um estado de sedação profunda, proporcionando maior conforto (paciente realiza o procedimento dormindo) e melhor resposta pós-operatória.
Do que depende o sucesso do implante?
Apesar de muito segura, esta técnica depende muito da colaboração do paciente, que deve seguir a risca as recomendações feitas pelo cirurgião Implantodontista, principalmente quanto aos cuidados de higiene bucal.
Por que ocorrem insucessos?
As principais falhas neste tipo de tratamento estão relacionadas a:
- Falta de cuidados com higiene por parte do paciente.
- Inobservância das recomendações pós-operatórias (paciente não segue o que foi recomendado).
- Falhas no planejamento protético e cirúrgico do caso (Dentista não qualificado para atuar nesta área).
- Fatores biológicos inerentes aos pacientes.
Em caso de falta de espessura do tecido ósseo, existe algum procedimento que eu possa fazer para poder instalar implantes?
Sim, Na grande maioria dos casos, através de técnicas de enxertia de tecido ósseo é possível recuperar a área de interesse para os implantes.
Sofro de Diabetes, ou Hipertensão(Pressão alta).... Posso instalar implante?
Sim, desde que estejam controladas. Pacientes com doenças sistêmicas controladas são considerados pacientes normais para a implantodontia.