Atualmente a odontologia está expandindo em uma velocidade absurda. Antes, ela era ligada apenas a tratamentos odontológicos, mas agora com as evoluções odontológicas, ela caminha lado a lado com a estética, não se restringindo apenas aos dentes, mas tratando o paciente em relação à saúde e o bem-estar geral.

A estética orofacial, (também conhecida como harmonização orofacial), tornou-se uma das realidades em relação à estética no consultório dos dentistas que passaram por uma capacitação, deixando-os aptos para que eles possam tornar os traços da face mais equilibrados sem interferir nas funções básicas da cavidade oral. Afinal, nos dias de hoje muitas pessoas desejam e buscam, além de um sorriso bonito e branquinho, ter um rosto mais harmônico, e a harmonização orofacial tem essa função.

Parece interessante? Então, veja a seguir mais informações sobre este procedimento:

Para o que serve a estética orofacial?

A harmonização orofacial é uma parte da odontologia que se encarrega de fazer a harmonia e o restabelecimento das funções orais, tanto mastigatória como respiratória.

Por meio da remodelagem óssea, correção da postura dos músculos faciais e correção da respiração, o profissional consegue proporcionar harmonia dental e funcional, além do rejuvenescimento facial.

O objetivo dessa especialidade odontológica junto com a estética é:

– Restauração da mastigação;
– Diminuir as dores de cabeça e na articulação da mandíbula;
– Estimular a respiração pelo nariz;
– Melhorar as alergias e a apneia do sono;
– Corrigir a mordida e a posição dos dentes;
– Aumentar o sucesso da colocação de implantes.

A harmonização proporciona um equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente. É um procedimento que corrige a assimetria e melhora as proporções faciais, garantindo um aspecto rejuvenescido da região. Além de cuidar do bem-estar e saúde, também aumenta a autoestima do paciente.

Mas antes do procedimento ser realizado, o cirurgião dentista faz uma avaliação das estruturas do rosto, do sorriso, das arcadas dentárias e também das principais queixas do paciente. Sendo assim, com todas essas informações, o dentista consegue propor ao paciente um plano mais personalizado que engloba tratamentos dentários e faciais, proporcionando mais comodidade à pessoa em questão.

Como é feito o procedimento de harmonização orofacial?

O procedimento de harmonização orofacial depende muito da preferência de cada pessoa e a partir disso, a dúvida de muitas delas é se o procedimento pode ser feito apenas com toxina botulínica. Porém, a resposta é não.

Mas por quê?

É que apesar da toxina botulínica ser a substância mais usada na harmonização orofacial, ela não é a única alternativa de utilização, já que também podem ser utilizados ácido hialurônico, bioestimuladores, plasma rico em plaquetas, fios de sustentação e fios PDO.

No entanto, a toxina vai muito além da estética, pois proporciona muitos benefícios para a saúde bucal. Ela é frequentemente utilizada, a fim de suavizar rugas e linhas de expressão e com o grande avanço dos estudos clínicos, atualmente podemos ter um número maior de indicações com a toxina.

E por fim, a harmonização orofacial. Um procedimento que promove a autoestima e bem-estar dos pacientes, o grande motivo de estar tão em alta. Ainda mais agora que em clínicas odontológicas também prestam serviços estéticos como a harmonização orofacial.